Corte de Honra
A Corte de Honra e a Legião de Honra
Diferente do que muitas pessoas pensam, a Corte de Honra é um orgãos tão antigo quanto o próprio escotismo sendo absolutamente fundamental para o êxito da tropa/clube.
A Corte de Honra para os escoteiros e a Legião de Honra para os desbravadores possuem os mesmos princípios e trabalhos para um bom rendimento de toda a tropa/clube.
A Corte de Honra é formada por Monitores, com ou sem a presença dos Submonitores, presidido por um dos Monitores eleito pelos demais, onde o Chefe de Seção e seus Assistentes participam das reuniões da Corte de Honra, onde atuam apenas como conselheiros.
Como na Corte de Honra, a Legião de Honra também contam com seus membros que são os Capitães, Secretários juntamente com membros da diretoria como os Conselheiros e o restante da diretoria do clube.
As duas a Corte e a Legião de Honra possuem a responsabilidade de adminstrar todas as atividades da(o) tropa/clube, inclusive a escolha da aplicação dos fundos provenientes da contribuição mensal pagas pelos membros da(o) tropa/clube e doações, pela programação das atividades interpatrulhas/inter-unidades e das atividades dos acampamentos, além de ser a principal responsável pela defesa da honra da(o) tropa/clube, mantendo os altos padrões de capacitação técnica e moral, assegurando um nível elevado de disciplina, organização, apresentação e julgando os casos de quebra do compromisso representado pela Promessa Escoteira e os ideais dos Desbravadores.
A participação dos Submonitores/Secretários normalmente é mais requisitada quando serão abordados temas mais amplos, como a programação anual ou a organização de um grande acampamento.
As reuniões da Corte e da Legião de Honra são todas secretas, e nenhum dos participantes pode comentar as decisões ali tomadas, exceto no que tiver que ser levado ao conhecimento das Patrulhas/Unidades, pelos respectivos Monitores/Capitães, ou da(o) Tropa/Clube, pela diretoria.
Para que a organização da Corte/Legião seja efetiva, as atas dessas reuniões são lavradas em um livro próprio por um dos seus membros, designado escriba, permanecendo o livro sob a guarda do Chefe de Seção/Diretor do Clube, o qual tem o poder de vetar as decisões, mas só o exercendo em casos excepcionais que impliquem riscos para a segurança física, para a moral ou violação dos regulamentos.
Distintivo da Legião de Honra, criado em 1953.
A Corte de Honra foi criada por Baden-Powell na mesma época da criação do livro Escotismo para Rapazes diferente da Legião de Honra que foi introduzida pela primeira vez num Concílio de Jovens, em 1953, 3 anos após a oficialização do Clube de Desbravadores pela Associação Geral da IASD. O incentivo veio de uma citação da escritora Ellen G. White em 1902 escrita primeiramente no livro Testemonies, vol. 7, pág. 64, onde hoje também pode ser encontrada no livro Mensagem aos Jovens, pág. 270 que diz:
Moços e moças, leiam literatura que lhes dê o verdadeiro conhecimento, e que ajude toda a família. Digam firmemente:
'Não gastarei tempo precioso em leituras que não me trarão qualquer benefício e que não me prepararão para ajudar aos outros. Dedicarei meu tempo e pensamentos a adquirir preparo para o serviço de Deus. Fecharei meus olhos para as coisas pecaminosas e frívolas. Meus ouvidos são do Senhor, e não ouvirei o raciocínio sutil do inimigo. Minha voz não estará de forma alguma sujeita a uma vontade que não esteja na influência do Espírito de Deus. Meu corpo é o Templo do Espírito Santo, e todas as energias do meu ser serão consagradas a causas nobres'.
A Legião de Honra como o clube, possui regimento interno que seu princípio se resume em sua lei que diz:
Eu, voluntariamente, desejo unir-me à Legião da Honra dos Jovens Adventistas e pela graça e poder de Deus irei:
Honrar a Cristo naquilo que escolho contemplar;
Honrar a Cristo naquilo que escolho ouvir;
Honrar a Cristo na escolha de lugares que decido ir;
Honrar a Cristo na escolha de amigos;
Honrar a Cristo naquilo que escolho falar;
Honrar a Cristo no cuidado do meu corpo.
A Corte e a Legião de Honra são as melhores formas de criar uma melhor interação entre os membros da tropa/clube com a sua diretoria, tendo a diretoria uma opnião externa para que as atividades surtam o efeito desejado nos demais, mostrando que eles são especiais.
Não deixe de criar a corte/legião de honra no seu grupo/clube, pois ela pode lhe ajudar muito na tomada de novas decisões.